Um evento da 30ª Feira do Livro de Canoas

2ª Usina de Quadrinhos (2010)

Integrante da 26ª Feira do Livro de Canoas

De 5 a 20 de Junho de 2010, aconteceu em Canoas, na Praça da Bandeira e no Calçadão, a 26ª Feira do Livro e, dentro deste evento, a 2ª edição da Usina de Quadrinhos, com quadrinistas locais e de outros Estados, destacando o Panorama dos Quadrinhos Autorais na América Latina e o Panorama dos Quadrinhos Autorais e Alternativos no Brasil.

Um recorde histórico vai marcar esta edição da Feira, com 238 atividades (quase o dobro dde 2009, que teve 132). Além disso, a feira vai contar com 56 lançamentos de livros, concentrando na cidade escritores de várias partes do Estado e do País.

O tema do evento é os 25 anos do Trensurb, que já inaugurou uma exposição alusiva ao tema na estação Mercado do Trensurb. Entre as exposições em destaque da feira deste ano, destaque para o Panorama dos Quadrinhos Autorais na América Latina; e o Resgate Histórico dos Bairros do Município de Canoas, além do Espaço Digital. Na área de artes visuais, a oficina Stencil, deve mobilizar artistas do grafite com o artista Luis Flávio "Trampo".

Algumas atrações da 2ª Usina de Quadrinhos foram:

Dia 5 de junho

Oficina Stencil, com Luis Flávio “Trampo”

Dia 6 de junho

Encontro com o Autor Fabiano Gummo, com mediação de Alex Vieira (Prego). Às 18h, Lançamento da Revista Prego nº 08

Dia 7 de junho

Lançamento de MZK, por Banzo e Benito

Dia 8 de junho

Oficina Minicomics, com Fábio Martins “fabiomesmo”

Dia 9 de junho

Oficina Minicomics, com Fábio Martins “fabiomesmo”

Dia 10 de junho

Encontro com Autor Jozz

Dia 11 de junho

Encontro com Autor Nik Neves

Dia 12 de junho

Oficina de Fanzine, com Carlos Soares

Encontro com Autor Marcelo D’Salete, Obra: Noite Luz

Dia 13 de junho

Oficina de Fanzine, com Carlos Soares

Dia 15 de junho

Lançamento da Obra: Rachas, por Berliac

Dia 17 de junho

Oficina Minicomics, com Fábio Martins “fabiomesmo”

Lançamento da Obra: Quem Matou o Livro Policial?, por Luis Antonio Aguiar

Dia 18 de junho

Oficina Minicomics, com Fábio Martins “fabiomesmo”

Dia 19 de junho

Encontro com o Autor Fabiano Gummo, mediação de Sérgio Chaves (Café Espacial)

Os artistas participantes desta edição foram:


Fabiano Gummo – Artista canoense , integrante do coletivo artístico T.E.C. , e um dos autores da revista PICABU, recentemente esteve representando Canoas e o Brasil no festival de Artes Gráficas em Buenos Aires. Sua primeira exposição individual em 2008 aconteceu simultaneamente em Porto Alegre e Londres.

Carlos Eugenio Soares – integrante da Grafar e Coletivo Independente 4 mundo, publicou 2 fanzines, participou da revista "Idéia" , editada no Brasil e da revista "Adeus,Tia Chica" editada na Argentina . No formato Minicomics publica sua obra.

MZK – Conceituados ilustradore e quadrinista , foi citado
no site da programadora Brasil pelo seu trabalho no ultimo filme de Allan Sieber. Irá lançar na feira seu livro infantil "BANZO E BENITO". Recentemente realizou exposição individual e lançamento de seu livro na cidade de Belo Horizonte.

André Kitagawa – ilustrador com obras nas revistas Caros Amigos, Trip, Super Interessante, Bizz e Fabrica de Quadrinhos.Realizou a animação de abertura dos programas Vídeo Clash e Verão MTV. Foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba, no HQ Mix 2003 e participou de 03 exposições individuais.

Nik Neves já mostrou sua obra através de participações em salões e exposições na Inglaterra e na Espanha .Vencedor do Premio Açorianosa, Destaques em Melhor Exposição Coletiva , faz parte da Grafar.

Marcelo d’Salete – realizou exposição em Madri a convite do INJUVE , órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais da Espanha. Lançará na Feira do Livro de Canoas seu livro "Noite e Luz".

Alex Vieira – editor da revista Prego, nacionalmente distribuída. É graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo em Artes Visuais, participou de 10 exposições coletivas e 5 individuais. Lançará em Canoas a Revista "Prego 04".

Allan Sieber – artista de reconhecimento Internacional, autor de quadrinhos, cartunista e diretor de animação. Seus trabalhos foram publicados no jornal Estado de São Paulo, Trip, Bundas , Sexy e Superinteressante e atualmente tem publicação diária pela jornal Folha de São Paulo. Lançará em Canoas seu novo livro "E tudo mais ou Menos Verdade”.

Fabiomesmo – organizador de espaços de quadrinhos nos eventos anime World, AnimeSul, AnimeXtreme e AnimeSESC. Deu curso de História em Quadrinhos e Fanzine no MARGS e ULBRA.

Ciro Hernandez a.k.a.Berliac é um expoente da nova geração de quadrinistas argentinos, tem exposições na Suíça e Nova Zelândia , Suécia , Canadá e Itália.

Jorge Zugliani a.k.a. Jozz fez parte do núcleo de quadrinhos e pesquisa da USP, participa do coletivo "4 Mundo", seu livro "O Circo de Lucca", lançado em 2008, é um sucesso editoral na área dos quadrinhos.

Flávio TRAMPO Vitola – artista gaúcho, conhecido por sua atuação na área de cultura de rua, graffiteiro , especialista na arte do stencil. Participou da Mostra Tranfer no Santander Cultural de São Paulo e Porto Alegre, realizou mural na Alemanha a convite da Fundação Farbfieber e dos Encontros Trocando Ideia em São Luis e Recife.

Serviço:
26ª Feira do Livro de Canoas
USINA DE QUADRINHOS
Praça da Bandeira
Estação Canoas / La Salle Trensurb
de 05 a 20 de junho de 2010
às 16h

0 Comentario "2ª Usina de Quadrinhos (2010)"

Postar um comentário

Curta nossa Página no Facebook: facebook.com/usinadequadrinhos

SDF

Leia tudo o que vier pela frente, até bula de remédio!

Usina de Quadrinhos, de 9 a 14 de junho